Ocupando uma área de 3.100 m², o Centro de Treinamento atende à rede de concessionários de veículos comerciais e automóveis da marca Mercedes-Benz, clientes frotistas do Brasil e exterior..

Treinamento - os números de 2004


O Centro de Treinamento da Mercedes-Benz do Brasil, localizado em Campinas, possui 8 salas de aula, um auditório, um estúdio de TV, e um centro de preparação de veículos com 600 m². Toda esta estrutura é utilizada para treinamentos técnicos de produtos, treinamentos gerenciais e administrativos de peças e serviços, capacitando mão-de-obra tanto para veículos comerciais como para automóveis, formando técnicos, gerentes e vendedores da rede de concessionários.São realizados anualmente mais de 1.000 eventos, envolvendo um público superior a 18 mil participações entre concessionários, clientes frotistas e colaboradores, principalmente das áreas de vendas e pós-venda.


Para abranger todo o território nacional, a Mercedes-Benz do Brasil também mantém outros dois centros de treinamento próprios, em Porto Alegre e Recife, 09 centros de treinamento homologados em concessionários e, em parceria com o SENAI, oferece cursos em 8 cidades brasileiras.

Distribuição dos Centros de Treinamento no Brasil

Certificação

Para manter um time de profissionais especializado e sempre em sintonia com a filosofia da Daimler AG, a Mercedes-Benz do Brasil adota o Programa Internacional de Treinamento de Vendas e Pós-Vendas, coordenado pelo Global Training da Alemanha, para funcionários da empresa e da rede de concessionários.

Com o C-Trainer a Daimler AG visa estabelecer um alto padrão de qualidade dos instrutores de todos os membros do Global Training, não importando em qual país atuem.

Até o final de 2005 a Mercedes-Benz do Brasil terá todos os seus instrutores certificados. Isso nos coloca, junto com a Espanha, como o segundo país com o maior número de instrutores certificados do mundo - o primeiro é a Alemanha.

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O principal objetivo da Empresa com o C-Sales - Programa de Qualificação e Certificação de Vendedores, é a formação e o desenvolvimento de profissionais de vendas, oferecendo-lhes instrumentos de conhecimento técnico do produto, comercial e de relações humanas que assegurem um padrão de profissional altamente qualificado.

Ao término do curso, todos os profissionais estão qualificados como Consultores de Vendas.

Treinamento Gerencial


Business Game - "A era das incertezas"

Ainda com o intuito de manter um time de profissionais que seja referência para a indústria automotiva e, principalmente, para os nossos clientes, A Empresa tem o PDG - processo de capacitação gerencial, centrado na gestão de negócios e na geração de resultados para o concessionário.

Nosso canal de comunicação:
treina@mercedes-benz.com.br

 

Treinamento de Vendas - Veículos Comerciais

A Empresa, através do GlobalTraining, desenvolve programas de cursos especialmente voltados para as necessidades dos profissionais de vendas dos concessionários.


Treinamento de vendedores no lançamento do Atego

Dessa forma, a empresa visa contribuir para a capacitação e desenvolvimento das equipes de vendas dos concessionários, fortalecendo cada vez mais o relacionamento com os clientes.

Nosso canal de comunicação:
treinamento.vendas@mercedes-benz.com.br

 

Treinamento Volante - Veículos Comerciais

A empresa também dispõe de Unidades Volantes de Treinamento e de Unidades Volantes de Operação rodando por todo o Brasil oferecendo suporte de pós-treinamento para clientes Frotistas e Concessionários de Veículos Comerciais Mercedes-Benz.

O objetivo é aperfeiçoar os conhecimentos de quem já passou pelos centros de treinamento da Empresa, reforçando práticas de operação do veículo, utilização de peças genuínas e a aplicação das ferramentas adequadas para a desmontagem e montagem de componentes/agregados como também a necessidade da manutenção preventiva.

Treinamento Volante - Automóveis

Unidade volante de treinamento para concessionários de automóveis

A Mercedes-Benz do Brasil colocou em operação, em outubro de 2002, uma unidade volante, montada sobre um Sprinter Furgão 311 CDI, com um instrutor que ministra treinamento para mecânicos e eletricistas da rede de concessionários de automóveis em todo o Brasil.

Com esta iniciativa, que representa mais um diferencial nos serviços de Pós-Venda, a empresa pretende aumentar o suporte à rede de concessionários de automóveis, reforçando a capacitação dos técnicos das oficinas e a imagem da marca Mercedes-Benz.

A unidade volante é uma ação de pós-treinamento, visando relembrar, complementar e reforçar conceitos transmitidos aos técnicos da rede durante os cursos realizados no Centro de Treinamento Mercedes-Benz, em Campinas. Ela também pretende enfatizar o uso dos equipamentos de diagnóstico, como o Stardiagnosis, utilizado para automóveis Mercedes-Benz.

O objetivo é destacar a importância de efetuar um diagnóstico correto, princípio fundamental para a realização de um bom serviço. O diagnóstico correto facilita a reparação do veículo, evita a troca desnecessária de peças e o retorno do veículo à oficina.

Permanecendo por um período de uma semana em cada concessionário, a unidade volante também possibilita à área de Pós-Venda estar perto do dia-a-dia das oficinas, conferindo as principais necessidades e dificuldades de mecânicos e eletricistas.

TeleRede

A Tele Rede, um dos canais de comunicação da Mercedes-Benz, é um programa exibido em canal de TV fechada, direta e exclusiva entre a empresa e a sua Rede de Concessionários, que proporciona maior integração entre eles.

 

Com abrangência nacional aborda os seguintes temas:

  • Treinamentos
  • Marketing e comercialização de peças genuínas
  • Informações de serviço
  • Interatividade com concessionário

Desta forma, a Mercedes-Benz do Brasil através da Tele Rede visa manter a rede de concessionários permanentemente atualizada.

Literatura Técnica

O SELiT - Sistema Eletrônico de Literatura Técnica, mostra a preocupação da marca Mercedes-Benz, com as informações técnicas fornecidas aos proprietários de seus produtos e oficinas responsáveis pela assistência técnica.

Presente em 100% da rede de concessionários e substituindo toda a literatura impressa, o SELiT também pode ser encontrado nos idiomas inglês e espanhol, além de ter uma versão destinada somente a frotistas - o SELiT Compact.

Neste sistema, o usuário tem acesso a todas as informações necessárias para a oficina, como: dados técnicos, instruções de testes, desmontagem, reparação, regulagens e montagem de agregados.

EWA net
Com o sistema EWA net a Mercedes-Benz do Brasil demonstra o esforço contínuo de, através de novas tecnologias, proporcionar maior qualidade e facilidade de manuseio em suas informações de pós-venda.

O EWA net é uma sistema integrado com dados de catálogo de peças, procedimentos de oficina, codificação de anomalias e tempos de reparos do produto. Ele traz uma série de vantagens, pois com a facilidade de ser acessado pela Internet, toda a rede de concessionários pode contar com informações atualizadas on-line dos sistemas EPC, WIS e ASRA.

Com ele a rede de concessionários tem acesso a todas as informações necessárias para a oficina e o departamento de peças, tais como: Dados técnicos, instruções de teste, montagem e desmontagem, regulagens, número de peças e ficha de dados do veículo.

FDOK Web
Outro sistema, o FDOK Web, também proporciona e agiliza o acesso à informação. Neste sistema estão disponíveis, on-line, para toda a rede de concessionários, as fichas de dados de todos os veículos e agregados. Além disso o FDOK Web possibilita, rapidamente, a codificação de chaves.

Sem contar que a empresa possui um canal de comunicação direta com seus concessionários, a Tele Rede, com uma programação semanal de treinamento para manter a rede de concessionários permanentemente atualizada.