Mercedes-Benz lança ônibus urbanos e rodoviários para novas demandas do mercado

Novidades estão sendo apresentadas durante o Show Bus, maior evento para clientes de ônibus promovido pela Mercedes-Benz na América Latina. Novos produtos ampliam a linha de ônibus da marca, a mais completa do mercado brasileiro.

  • OF 1218 marca a entrada da Mercedes-Benz no segmento de midibus
  • Chassi OH 1622 L inova com suspensão totalmente pneumática
  • Linha O 500 tem novas versões para os segmentos urbano e rodoviário

A Mercedes-Benz está lançando cinco novos modelos de ônibus urbanos e rodoviários durante o Show Bus, maior evento promovido pela Empresa para clientes do Brasil e da América Latina, que será realizado entre 13 e 14 de maio em sua unidade de Campinas. "Com isso, passamos a atender novas demandas do transporte de passageiros, ampliando a linha de ônibus da marca, a mais completa do mercado brasileiro", diz Philipp Schiemer, vice-presidente de Vendas da Mercedes-Benz do Brasil.

Com o lançamento do chassi OF 1218 com motor frontal, a Mercedes-Benz passa a atender o segmento de midibus. Com o OH 1622 L, amplia a oferta de modelos com motor traseiro. Além disso, apresenta três novas versões para a linha O 500 de chassis urbanos e rodoviários.

Com qualidade e robustez, esses produtos foram concebidos para oferecer um desempenho operacional que assegure melhores resultados e maior rentabilidade para os frotistas, além de conforto e segurança para os passageiros.

Com o OF 1218, Mercedes-Benz entra no segmento de midibus

Com o lançamento do chassi OF 1218, a Mercedes-Benz faz sua estréia no segmento de midibus, categoria intermediária entre microônibus e ônibus urbano básico. Robusto e com dimensões compactas, este modelo tem capacidade para 12.800 quilos de peso bruto total - PBT.


OF 1218

Esse novo chassi permite a montagem de carroçarias entre 9 e 9,6 metros de comprimento, com até 36 assentos para os passageiros, além do banco do motorista. Devido à menor altura dos degraus para embarque e desembarque, o veículo assegura fácil movimentação de passageiros, agilizando assim a operação de transporte.


OF 1218

O OF 1218 atende aos sistemas de transporte público, sendo indicado para linhas urbanas e intermunicipais de curtas distâncias. Devido às suas dimensões mais compactas em relação a um ônibus urbano básico, esse veículo é ideal para vias estreitas e circulação dentro de bairros. Além disso, as características do OF 1218 também permitem sua utilização nas aplicações de fretamento e turismo, possibilitando inclusive a utilização de ar-condicionado.


OF 1218

O motor eletrônico OM 904 LA que equipa o OF 1218 é o mesmo já utilizado no OF 1418, um dos modelos mais vendidos da marca para transporte urbano, que conquistou ampla aceitação dos clientes graças a vantagens como reduzido consumo de diesel e baixo custo de manutenção, o que resulta em menor custo operacional e maior rentabilidade para os frotistas.


OF 1218

Atendendo às normas de emissões Proconve P5 (Euro 3), o OM 904 LA oferece potência de 177 cv a 2.200 rpm, com torque de 675 Nm entre 1.200 e 1.600 rpm. A manutenção constante do torque nesta faixa de rotação resulta em maior agilidade do veículo. A força do motor é aproveitada plenamente pela caixa de câmbio Mercedes-Benz G 60 de 6 marchas.

Conforto para os passageiros

Novidade entre os chassis urbanos com motor frontal, a alavanca de câmbio está integrada ao painel, em posição bem próxima do motorista. Isso garante melhor ergonomia e maior conforto para o motorista, o que se traduz em maior segurança para os passageiros. Além disso, amplia o isolamento termoacústico ao dispensar a instalação da alavanca de câmbio junto ao capô do motor.

O chassi OF 1218 traz uma inovação para o segmento de midibus: o uso de molas parabólicas nas suspensões dianteira e traseira. Esse conceito resulta em maior conforto de suspensão e menor ruído no interior do ônibus, além de menor peso do veículo.


OF 1218

O sistema de freio pneumático, a tambor nas rodas dianteiras e traseiras, inclui secador de ar e o OF 1218 vem equipado, de série, com o exclusivo freio-motor Top Brake, que oferece mais segurança e menor consumo, entre diversas outras vantagens.

Entre os opcionais do OF 1218, destacam-se polia adicional para ar-condicionado e coluna de direção regulável. Novidade na linha de ônibus com motor frontal, a regulagem de direção assegura maior comodidade e ergonomia para o motorista.

No projeto do OF 1218, os itens de manutenção diária, como os reservatórios de óleo e água de arrefecimento e o filtro de ar, foram dispostos de forma a facilitar o acesso para as inspeções diárias. O filtro de ar no lado esquerdo do chassi possibilita a montagem de porta larga (950 mm), atendendo a necessidades específicas de determinados mercados, assegurando mais rapidez e conforto no embarque e desembarque de passageiros.


OF 1218

O chassi OF 1218 é equipado com a nova geração do painel de instrumentos dos ônibus Mercedes-Benz. O display central fornece informações on-line sobre o funcionamento do veículo, garantindo mais comodidade e segurança na operação. O sistema de diagnose "on board" permite check-up do veículo a partir do painel, verificando itens relacionados ao funcionamento do motor, como temperatura e nível da água.

O sistema de diagnose também facilita as operações de manutenção, indicando no painel todas as informações dos módulos eletrônicos. Por meio de códigos de falhas, o sistema agiliza os diagnósticos e diminui a demanda de manutenção.

OH 1622 L inova com suspensão totalmente pneumática

Ao lançar o OH 1622 L, a Mercedes-Benz amplia a oferta de chassis de ônibus com motor traseiro, inovando ao lançar um produto com suspensão totalmente pneumática para chassis até 16 toneladas de PBT.


OH 1622

Na dianteira, esse sistema conta com 2 bolsões de ar, batentes auxiliares internos, válvula niveladora de altura e 2 amortecedores telescópicos de dupla ação. O conjunto da suspensão traseira é idêntico, diferenciando-se pelos 4 bolsões de ar e 2 válvulas reguladoras de altura. Esse conceito de suspensão resulta em elevados níveis de estabilidade, dirigibilidade e conforto.


OH 1622 - detalhe suspensão traseira

Com 16.000 quilos de PBT, este modelo é indicado para aplicações urbanas em linhas alimentadoras, transporte intermunicipal, fretamento e linhas rodoviárias de curtas distâncias. O entreeixos de 5.250 mm permite a montagem de carroçarias de até 11 metros de comprimento.

O motor eletrônico OM 924 LA oferece 210 cv de potência a 2.200 rpm, com torque de 740 Nm entre 1.480 e 1600 rpm. Este motor é o mesmo que equipa o campeão de vendas OF 1722, reconhecido no mercado pelo reduzido consumo de diesel, proporcionando rentabilidade para o frotista.

O chassi OH 1622 L vem equipado, de série, com câmbio mecânico Mercedes-Benz G 85 de 6 marchas, podendo receber, opcionalmente, a caixa automática Allison T270R com retarder.

O sistema de freio pneumático, a tambor na dianteira e na traseira, inclui secador de ar e ajuste automático de lonas de freio. O OH 1622 L vem equipado, de série, com o exclusivo freio-motor Top Brake. Opcionalmente, pode receber freios ABS e ASR, ampliando ainda mais os níveis de segurança do veículo.

O painel de instrumentos do OH 1622 L conta com display central que fornece informações on-line sobre o funcionamento do veículo e sistema de diagnose "on board", que permite check-up do veículo a partir do painel.

O 500 RSD: mais potência e agilidade

A Mercedes-Benz está lançando mais uma versão do chassi O 500 RSD 6x2 para ônibus rodoviários, modelo reconhecido no mercado por sua tecnologia avançada, conforto, alto desempenho e rentabilidade operacional. Agora, os clientes podem escolher uma versão de 422 cv de potência a 2.000 rpm, além da oferta atual de 360 cv a 2.000 rpm. Ambas têm capacidade técnica para 24.000 quilos de PBT.


O 500 RSD

A nova opção de motorização garante mais força e agilidade ao veículo, o que resulta em velocidades médias elevadas, favorecendo o cumprimento de horários em todos os percursos. Este chassi é indicado para linhas regulares do transporte rodoviário de médias e longas distâncias e para operações de turismo.

O chassi O 500 RSD permite a montagem de carroçarias de até 14 metros de comprimento, com 4 metros de altura, como as do tipo "Double Deck" (parte superior do ônibus para passageiros e parte inferior com espaço para passageiros e bagagens) e "High Deck" (parte inferior somente para bagagens).

Como todo modelo da linha rodoviária O 500 da Mercedes-Benz, este chassi é reconhecido no mercado por seus elevados padrões de tecnologia, segurança e conforto, tornando-se um diferencial nos serviços prestados pelos frotistas.

A versão de 422 cv do motor eletrônico OM 457 LA oferece elevado torque já em baixas rotações, o que reflete em excelentes arrancadas e retomadas de velocidade e em agilidade nas ultrapassagens.


Motor do modelo O 500 RSD

A força e o excelente desempenho do veículo são frutos da combinação do motor com o câmbio Mercedes-Benz GO 210 de 6 marchas, agregado que faz parte da consagrada família de câmbios GO 190. Com carcaça de alumínio, overdrive na sexta marcha e retarder integrado opcional, o câmbio GO 210 proporciona maior elasticidade de marchas.

O auxílio pneumático do confiável e seguro sistema servoshift do câmbio reduz esforços no engate de marchas. A alavanca do tipo joystick faz da troca uma operação suave e simples, proporcionando mais conforto e menos desgaste para o motorista.


Câmbio com alavanca tipo joystick O 500 RSD

O exclusivo freio-motor Top Brake proporciona maior potência de frenagem, mais segurança, maior vida útil dos componentes dos freios, menos trocas de marcha e economia no consumo de combustível em função da maior velocidade média.

O design moderno e a tecnologia de ponta do painel eletrônico com diagnose "on board", incluindo códigos e textos no display central, propiciam conforto e rapidez na manutenção do veículo.

A suspensão pneumática integral do O 500 RSD é reconhecida no mercado como um diferencial dos chassis rodoviários Mercedes-Benz. Este sistema assegura um elevado padrão de estabilidade ao veículo, que fica constantemente nivelado em relação ao solo, oferecendo maior conforto e segurança para os passageiros.

O conceito modular do chassi agiliza a montagem do ônibus pelos encarroçadores. Além de elementos que facilitam a ancoragem da carroçaria, o chassi possibilita o rebaixamento do módulo do motorista. Juntamente com o balanço dianteiro longo, essa medida torna mais prática a montagem de carroçarias "Low Driver", nas quais a posição mais baixa do posto do motorista facilita a visão dos passageiros das primeiras poltronas. A nova posição lateral dos radiadores de arrefecimento de água e do intercooler facilita a limpeza e a manutenção desses componentes.


O 500 RSD

A ampla oferta de opcionais do O 500 RSD permite ao frotista elevar o padrão de tecnologia, desempenho, conforto e segurança da frota. Entre esses itens, constam coluna de direção regulável, rodas de alumínio, piloto automático, limitador de velocidade, freios ABS+ASR e sistema de elevação e rebaixamento da suspensão.

A nova versão do O 500 RSD vem conquistando o mercado externo. A TurBus, uma das principais empresas de transporte do Chile, já encomendou 55 unidades do modelo para ampliação de sua frota.

O 500 RS de 329 cv para nichos do transporte

A Mercedes-Benz passa a oferecer ao mercado mais uma versão do chassi para ônibus rodoviário O 500 RS. Agora, os clientes também contam com uma opção de motorização de 329 cv a 2.000 rpm. Este veículo atende a nichos de transporte em aplicações rodoviárias de curtas e médias distâncias que não necessitam de potência maior, mas que não abrem mão de robustez e durabilidade.


O 500 RS

O chassi O 500 RS apresenta alta qualidade e baixo custo operacional. O modelo está dimensionado para 18.500 quilos de PBT, podendo receber carroçarias de até 13,2 metros de comprimento.

A nova versão do O 500 RS vem equipada com câmbio ZF S6 1550 de 6 marchas. Conta também com itens reconhecidos como diferenciais no mercado, como suspensão pneumática integral, freio-motor Top Brake, quadro modular do chassi, novo painel de instrumentos com diagnose "on board" e possibilidade de rebaixamento do módulo dianteiro do motorista para facilitar o encarroçamento.


O 500 RS

Entre os opcionais, destacam-se o balanço dianteiro longo para carroçarias "High Deck" e "Low Driver", regulagem do nível da suspensão, rodas de alumínio, freios ABS+ASR, retarder, coluna de direção regulável e piloto automático.

Além da nova versão do O 500 RS com 329 cv, a Mercedes-Benz continua oferecendo aos clientes a opção do motor OM 457 LA com 360 cv de potência. Com isso, atende a mais necessidades do transporte rodoviário de passageiros.

O 500 U com câmbio mecânico

Além das versões de câmbio automático já disponíveis, ZF Ecomat 6HP502 ou Voith DIWA 834.3E, o chassi O 500 U passa a ser oferecido ao mercado também com a opção de câmbio mecânico Mercedes-Benz, modelo G 85 de 6 marchas, com retarder Voith 123. Esta novidade amplia a oferta para os clientes, que passam a contar com mais possibilidades na hora da escolha do produto adequado às suas necessidades operacionais.


O 500 U

O modelo O 500 U é indicado para severas operações do transporte urbano de elevado número de passageiros em corredores de ônibus e linhas troncais. Este chassi se destaca pela facilidade de acesso, devido ao conceito "Low Entry", que oferece elevado grau de conforto e segurança para os passageiros em função da seção dianteira e central do chassi ser nivelada, com distância de 370 mm do solo.

O sistema de rebaixamento lateral da suspensão facilita ainda mais o embarque e desembarque de passageiros. Além disso, o corredor dianteiro de 900 mm de largura permite a passagem de cadeira de rodas pelas portas dianteira e central.


O 500 U

Entre os principais itens de série do O 500 U incluem-se suspensão pneumática integral, freio a disco nas rodas dianteiras e traseiras, freio-motor Top Brake, retarder e sistema ECAS de elevação total da suspensão para evitar impactos frontais ou traseiros da carroçaria. Entre os opcionais, destacam-se a preparação para ar-condicionado, rodas de alumínio e freios ABS.

Um lote de 35 unidades dessa nova versão do O 500 U já foi adquirido pela Himalaia, empresa de ônibus que atua no sistema de transporte coletivo urbano da cidade de São Paulo.


Publicado em:
13 de Maio de 2008

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